Curso de Uchinaaguchi (língua okinawana)


A língua do povo okinawano, símbolo máximo de sua cultura, não pode morrer. Foi com esta visão que o Exatus Colégio e Vestibulares criou, no dia 12 de março de 2008, o primeiro curso no Brasil de Uchinaaguchi (língua original de Okinawa) e cultura okinawana. Centenas de anos de cultura passada de pai para filho e o sentimento do espírito de Okinawa (chimugukuru) estão sob a responsabilidade de cada Uchinanchu ao redor do mundo agora. Eles representam o legado e a identidade de nossos ancestrais que carregamos hoje em nossos corações.

A exemplo do que vem acontecendo em Okinawa, onde já existem cursos de Uchinaaguchi nas escolas (para resgatar e manter vivos os costumes e a língua), os diretores do colégio, Julio Takara e Augusto Takara, implantaram este projeto pioneiro no Brasil, já que é o lugar que abriga a maior comunidade okinawana fora do Japão.

A ideia de oferecer este curso não se restringe somente aos descendentes okinawanos, mas também para todos os simpatizantes desta cultura. O curso (gratuito) é ministrado todos os sábados, das 9h às 12h, e é aberto ao público externo.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos que contribuíram para que este ousado projeto saísse do papel, principalmente à Yonamine sensei e aos seus alunos. Esperamos que este ideal se espalhe pelo Brasil e pelo mundo e não fique limitado somente à nossa região.

Ippe Niheedeebiru!